Categorias:

Tártaro dental: como prevenir e removê-los dos dentes

Imagem do avatar de
Publicado por Epuc Blog

Você já ouviu falar em tártaro dental? Esse problema costuma ser bem aparente e, além de provocar dores, também é capaz de acabar com a estética de seu sorriso, uma vez que sua principal característica é deixar os dentes com aspecto escurecido. 

Dessa forma, apesar do tártaro ser um problema bucal que normalmente aparece com o tempo, é necessário começar a evitá-lo desde agora.

Pois os desdobramentos desse problema pode levar com que você precise fazer uma mini cirurgia ou até mesmo acabe perdendo seu dente. 

Portanto, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o tártaro, entendendo o seu desenvolvimento, principais sintomas e entendendo quais as principais consequências dessa doença bucal, para que possa buscar por uma clínica odontológica e procurar por atendimento.

O que é tártaro dental?

O tártaro nada mais é do que uma doença bucal que é desenvolvida devido a microrganismos e bactérias presentes na boca.

Esses seres, acabam se desenvolvendo dentro da boca devido a restos de alimentos, que por sua vez são capazes de nutrir e fortificar essas bactérias. 

Dessa forma, os microrganismos acabam formando placas chamadas de placas bacterianas, que vão envolver o dente de deixá-lo com aspecto amarelado, grudando de forma tão forte que muitas vezes a escovação não é capaz de tirar. 

Portanto, com o passar do tempo, falta de cuidados com a higiene e falta da visita a uma clínica dentista 24 horas, ao consultório dentista para consultas de rotina, essas placas bacterianas vão calcificando ao redor do dente e se tornando o que conhecemos como tártaro. 

Uma vez que o tártaro é formado, ele pode deixar o seu dente com uma coloração forte, que pode se assemelhar com um dente “apodrecido”.

Sendo assim, para tratar esse problema é necessário que o paciente passe por um procedimento de raspagem. 

Quais são as causas do tártaro nos dentes?

Assim como já mencionado anteriormente, o tártaro é causado por bactérias e microrganismos, que por sua vez tem como principal fator a falta de higiene bucal.

Essa má higienização inclui a escovação feita de forma errada ou incompleta, como quando a pessoa escova os dentes e não passa fio dental. 

Se não tratado, quais problemas podem acarretar o tártaro dental?

Em relação ao tratamento mais adequado, é necessário enfatizar que é preciso buscar por um profissional, como o dentista especialista em implantodontia, para que o mesmo possa avaliar os seus dentes, entender suas particularidades e assim indicar o melhor tratamento.

Isso porque, além de prejudicar a estética do sorriso, esse problema bucal é capaz de causar diversos outros problemas bucais, como por exemplo:

  • Dores de dente;
  • Inflamações;
  • Doenças periodontais;
  • Perda dos dentes por queda e extração. 

Vale lembrar que atualmente, uma pessoa que acaba perdendo os seus dentes devido ao tártaro ou qualquer outro problema bucal já pode contar com recursos estéticos como a prótese fixa dentária.

Esse procedimento, além de promover um novo sorriso, também ajuda em questões como a alimentação, uma vez que os dentes são fatores fundamentais para esse papel. 

Como prevenir o tratamento do tártaro dental?

Assim como bem diz o ditado, é sempre melhor prevenir do que remediar. Portanto, antes de desenvolver o tártaro ou qualquer outra patologia bucal, saiba que há pequenas ações que podem ser feitas para reduzir a probabilidade da perda dos seus dentes e a necessidade de buscar por um dentista especializado em prótese.

A primeira coisa a se fazer é intensificar o processo de higienização bucal. Portanto, além de buscar a escova correta, não deixe de escovar os seus dentes após todas as suas refeições, escovando-os com movimentos suaves e utilizando sempre o fio dental. 

Além disso, vá ao dentista periodicamente. O recomendado é visitar o profissional a cada 6 meses para que este possa sempre avaliar e acompanhar sua saúde bucal, e dessa forma ajudar na prevenção ou identificar doenças bucais em estágios iniciais para garantir melhores e mais eficazes tratamentos. 

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de prestar atenção na sua alimentação e escolher alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes como o cálcio para fortalecer os dentes, deixando de fora alimentos com açúcar e glicose, grandes aliados das cáries e bactérias responsáveis por doenças que surgem na boca. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário