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Quais as diferenças de SEO on page e SEO off page?

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Publicado por Epuc Blog

O objetivo do marketing digital é divulgar empresas utilizando estratégias online, e muitas empresas têm recorrido às diferenças de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, para maior abrangência de marca. 

Junto com as diferenças de SEO on page e off page, também se juntam às estratégias de marketing digital as redes sociais e marketing de conteúdo. 

Como justificativa, vale dizer que as plataformas digitais ganham pelo número de usuários, e o marketing de conteúdo serve como recheio dentro de diferentes estratégias, entre as quais:

  • Artigos e textos de blogs;
  • E-mail marketing;
  • Podcasts;
  • Postagens sociais;
  • Vídeos.

Dessa forma, o SEO é visto como parte do panorama geral do marketing digital e, por isso, explorar as diferenças apenas ajuda a aumentar a presença online de forma orgânica.

Para melhor compreensão, vale entender o que cada um representa, e como as diferenças de SEO on page e off page podem ser empregadas e se complementarem em um planejamento estratégico de marketing digital. 

O que é SEO on page?

SEO on page, ou na página, refere-se a fatores e técnicas focados em otimizar aspectos de um site que estão sob controle de uma empresa de caixas cartonagem personalizadas.

Ele engloba todas as medidas que se toma para aumentar a classificação da página da internet nas SERPs (Search Engine Result Page), isto é, páginas de resultados do motor de busca, e melhorar a experiência dos clientes em potencial que visitam o site. 

Quando se pensa no básico de SEO, elementos como palavras- chave , tags de título, meta descrições, otimização de imagem, links internos e estrutura de URL provavelmente vêm à mente.

O SEO on page é sobre como se formata um site e as páginas para corresponder a uma consulta de pesquisa, tornando-o atraente para os humanos que o visitam, bem como para os mecanismos de pesquisa rastrearem.

Quando se acerta o SEO on page, é fácil criar conteúdo relevante e de qualidade, tanto para os leitores quanto para os mecanismos de pesquisa, dando um impulso combinado à classificação do site.

O que é SEO off page?

Ao contrário do SEO on page, o SEO off page refere-se a tudo o que acontece fora do site e ajuda a melhorar o ranqueamento de pesquisa, como backlinks. 

Essa prática funciona por trás do site, tendo como objetivo construir a confiança, a autoridade e a reputação do site de uma empresa de climatizador para galpão a partir de fora.

Muitas pessoas cometem o erro de associar SEO off page apenas com link building e links de entrada, mas há muito mais do que isso. 

Na realidade, existem muitos métodos e táticas de SEO off page que se pode usar para promover o conteúdo em sites de terceiros na web e alcançar o público-alvo que se interessa, como:

  • Construção de marca;
  • Guest posts;
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing social.

A estratégia de SEO off page deve ser pensada como a construção da autoridade de domínio do site que, sem isso, pode ter dificuldades para superar sites com maior autoridade, mesmo que a otimização on page esteja adequada. 

Quanto mais links externos e de qualidade obtiver, mais valioso o conteúdo se parece para um algoritmo de mecanismo de pesquisa, portanto, mais alto o site é classificado nas SERPs e as taxas de cliques ficam melhores.

Diferenças de SEO on page e SEO off page

Essencialmente, o SEO on page trata da construção de um site que atrai os usuários que procuram por impressora laser colorida multifuncional, por exemplo e, portanto, os mecanismos de pesquisa.

Por outro lado, o SEO off page trata da exposição de um site por meio da construção de confiança e autoridade para o conteúdo. 

Em outras palavras, o que se classifica é amplamente determinado por fatores na página, enquanto o quão alto se classifica nas SERPs é amplamente determinado por fatores fora da página.

Em vez de pensar em termos de SEO técnico versus SEO on page, deve-se pensar no SEO técnico como um subconjunto dele. 

Ambos acontecem em um site, e o SEO on page também pode abranger o SEO técnico. 

A única razão pela qual há uma seção de SEO on page versus off page aqui é para maior clareza, pois eles são realmente parceiros de SEO.

Qual prática de SEO é mais importante?

De forma direta, todos os tipos de SEO são importantes. A conclusão é que nunca se trata de escolher entre SEO on page e off page. 

Isso seria como tentar decidir entre colocar pneus ou um motor em um carro, enquanto se precisa de ambos para chegar a tempo para fazer cursos de gestão empresarial.

SEO on page e off page trabalham juntos para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca de forma complementar e cada método tem valor próprio.

Foco no SEO para aumentar ranqueamento

Tanto o SEO on page quanto o SEO off page são igualmente importantes e, sem um ou outro, não se pode aumentar o ranqueamento nas SERPS. 

Levando em consideração que é importante implementar estratégias de SEO on page e SEO off page em um site, primeiro é preciso ter uma base de palavras-chave para se destacar nos resultados de busca para melhor experiência do usuário, e frente aos algoritmos.

Assim como ao construir uma casa, é preciso definir a fundação primeiro antes de construir o resto. Nesse caso, a base é o SEO on page para divulgar uma empresa de ar condicionado, ou qualquer outra do setor produtivo.

Nenhum tipo de SEO supera o outro em termos de importância. Por isso é preciso otimizar os elementos na página primeiro e, em seguida, fortalecer ainda mais o conteúdo, otimizando-o com táticas de SEO fora da página.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois ajuda, no futuro, a tornar o site fácil de entender pelos usuários e pelos robôs do mecanismo de pesquisa. Ganha-se por todos os lados, e o segredo para ter uma classificação alta em SERPs.

Diferenças de SEO provocam mistura perfeita

Entender o que é necessário para acertar os elementos que demonstram as diferenças de SEO on page e off page ajuda a criar uma estratégia abrangente de SEO que nivela o site e o conteúdo enquanto aumenta o potencial de classificação. 

Dessa forma, não se pode perder nenhum dos benefícios em potencial quanto à classificação, tendo que se concentrar em um ou em outro. 

Cada modelo de negócios é diferente, portanto, não há uma abordagem única quando se trata de SEO. 

Um empreendedor que trabalha com laudo de segurança do trabalho pode não ter a experiência, ou uma equipe de marketing digital formalizada, para causar um sério impacto de SEO para aumentar os canais orgânicos do site. 

No entanto, com um parceiro de SEO experiente, e profissionais atentos e com bagagem técnica na equipe, o empreendedor, e toda a empresa, pode garantir o melhor da mistura e se aproveitar das diferenças de SEO on page e SEO off page.

Aproveitar diferenças de SEO traz benefícios 

Uma das razões pelas quais o SEO oferece um alto ROI (Return Over Investiment), ou seja, retorno sobre investimento, é a capacidade de direcionar tráfego de alta conversão para sites.

Quando feita corretamente, a otimização de mecanismos de pesquisa coloca um site diretamente na frente das pessoas que procuram o produto ou serviço que uma empresa oferece. 

Isso significa que o SEO pode ser usado efetivamente como uma ferramenta para conectar o site da empresa ao público certo.

Aumento de alcance orgânico

Tanto em nível local quanto nacional, a otimização de mecanismos de pesquisa é uma ferramenta poderosa para aumentar organicamente o alcance de uma empresa de câmara fria para estabelecimentos comerciais. 

Ao produzir e distribuir conteúdo no qual os clientes em potencial estão interessados, a empresa pode atingir um público altamente segmentado.

Entrega de resultado de longo prazo

A otimização de mecanismos de pesquisa fornece resultados de longo prazo em comparação com outras estratégias de marketing digital, como publicidade PPC (Pay Per Click), isto é, pague por clique, que apresentam melhor desempenho no curto prazo. 

Embora os resultados do SEO não sejam permanentes, eles duram muito mais do que o PPC e outros canais de marketing.

Conclusão

Nenhum tipo de SEO supera o outro em termos de importância. 

Deve-se otimizar os elementos de SEO on page primeiro e, em seguida, aprimorar o conteúdo otimizando-o com fatores de SEO off page.  

Nenhuma empresa anuncia um produto com defeito. Em vez disso, deve anunciar produtos e serviços de melhor desempenho, como uma empresa de aluguel de chiller preparada para receber os clientes.

Usando a mesma lógica, a empresa deseja encontrar o melhor conteúdo primeiro e, para isso, precisa otimizar para fatores na página. 

Por ser uma estratégia focada no longo prazo, pode-se esperar entre 6 a 12 meses até que se veja a classificação da página aumentar nas SERPs.

A otimização de um site pode consumir muito tempo, especialmente se deseja implementar a otimização adequada utilizando as diferenças de SEO on page e SEO off page.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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