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Aprenda a elaborar estratégias com Business Intelligence

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Publicado por Epuc Blog

As empresas buscam se destacar da concorrência ao procurar alternativas para melhorar aspectos positivos e ajustar pontos negativos. Nesse sentido, a implementação de estratégias de Business Intelligence, ou Inteligência nos Negócios, tem ganhado espaço nas organizações. 

A estratégia de Business Intelligence, ou simplesmente BI, é aplicada por meio de um roteiro projetado para ajudar as empresas a mensurar o desempenho, a fim de fortalecer a organização por meio de soluções viáveis. 

Sendo assim, criar um roteiro de estratégia de Business Intelligence bem-sucedido gera um impacto positivo na eficiência de toda e qualquer empresa que entende a importância da ferramenta em seu segmento de atuação.

Outro fator relevante a se considerar está relacionado à funcionalidade das estratégias de Business Intelligence quanto aos meios de transformar dados brutos em insights úteis. 

A coleta de dados parte de diferentes fontes, em que é preciso organizar e aproveitar as análises captadas de forma que atenda às necessidades da organização quanto a melhorias e processos mais eficientes, mesmo que seja preciso solicitar o aluguel de impressora em Guarulhos.

Muitos executivos e gestores podem se perguntar sobre a real necessidade de estratégias de Business Intelligence em uma organização.

A verdade é que, provavelmente, toda empresa precisa ter uma visão equilibrada sobre os negócios, principalmente frente a oportunidades que surgem a todo instante. 

De qualquer forma, vale iniciar um empreendimento tão complexo, mas que, com preparação e ajuda profissional, é possível alcançar os objetivos traçados desde o princípio. 

Análise técnica sobre Business Intelligence

Antes de se aprofundar nas especificidades da estratégia, é importante entender o que é Business Intelligence

Este é um termo usado para abranger a tecnologia e a estratégia voltada para a análise de dados de uma empresa de etiquetas para produtos de limpeza e outros materiais, em geral.

A tecnologia permite dar uma olhada no desempenho passado, como a empresa está se saindo no momento atual e fazer previsões para possíveis cenários futuros. 

Portanto, a estratégia de Business Intelligence é um modelo de como se utiliza os dados que uma empresa gera. 

Esses dados podem vir de muitas fontes diferentes de toda a empresa, incluindo:

  • Cadeia de suprimentos;
  • Finanças;
  • Gerenciamento de relacionamento com o cliente;
  • Manufatura;
  • Marketing e vendas;
  • Recursos Humanos.

Assim, uma estratégia de BI bem-sucedida envolve pessoas, processos e tecnologia.

6 etapas para desenvolver estratégia de BI

Há várias etapas a seguir ao desenvolver uma estratégia de Business Intelligence, e elas podem ser divididas em 6 partes distintas, como apresentadas a seguir. 

  1. Defina o estado atual

Uma estratégia de Business Intelligence estável é a base de como uma empresa de pisos laminados rj se encontra no tempo presente e seus objetivos.

Para liberar todo o potencial da Business Intelligence e levar a organização ao próximo nível, é preciso definir questionamentos simples como:

  • Onde a empresa está no momento;
  • O que deseja alcançar;
  • O que é possível;
  • Quem pode ajudar.

Se houver falta de consenso sobre a visão entre as partes interessadas, a estratégia de Business Intelligence pode ser revista, ou mesmo se mostrar limitada. 

Em particular, deve haver um alinhamento preciso entre a estratégia de BI e a estratégia do desenvolvimento da empresa.

  1. Crie um roteiro de Business Intelligence

A Business Intelligence começa com o planejamento estratégico. Sendo assim, o próximo passo é preparar um roteiro devidamente definido. 

Este é o documento de estratégia geral que descreve a visão, objetivos e maneiras de alcançá-los, com base em um escopo. 

Existem vários estágios de implementação de BI em qualquer organização, portanto, o roteiro do projeto deve incluir metas, conteúdo, cronograma e método de implementação.

  1. Definir KPIs e requisitos

Nesta fase, a equipe responsável precisa definir os principais objetivos de negócios que se pretende alcançar com a ajuda de uma estratégia de desenvolvimento de Business Intelligence.

O ponto primordial é definir quais são os objetivos de negócios que a empresa deve focar, e quais os KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, os indicadores-chave de desempenho, que podem melhorar em relação à produtividade e estratégias em geral.

Também é preciso definir quais os KPIs podem ser utilizados para avaliação quando uma tarefa está concluída e a locação de impressoras permite a impressão final do relatório. 

Outro requisito, tão importante quanto os KPIs, são as fontes de dados que devem ser utilizadas, assim como observar atentamente a origem, dividindo todo o conteúdo em categorias distintas quanto a indicadores rastreados, métricas não rastreadas e KPI a definir. 

Os indicadores rastreados são dados que são acompanhados regularmente, mas não são efetivamente usados como medidas de desempenho.

As métricas não rastreadas referem-se aos dados que ‘não fazem diferença’ no planejamento das estratégias de Business Intelligence. Ainda assim, devem ficar disponíveis para análises futuras. 

O KPI se torna um indicador que será efetivamente utilizado para medir todo o desempenho provocado pelas estratégias de Business Intelligence. Este se torna um subconjunto das métricas acompanhadas. 

  1. Escolha de ferramenta de BI qualificada

Nesse ponto do roteiro das estratégias de Business Intelligence, é preciso avaliar, de forma abrangente, o setor de atuação, o tamanho da empresa e as necessidades de negócios, além de realizar pesquisas de mercado e selecionar ferramentas próprias para BI.

  1. Crie um protótipo

A ideia é começar pequeno e terminar abrangendo toda a organização que oferece curso design gráfico online, da portaria à logística de saída de produtos e serviços direcionados ao público final. 

O protótipo pode ser um projeto menor que valida todo o conceito técnico de Business Intelligence, propondo uma série de tarefas simplificadas, verificando hipóteses e testando as funcionalidades das estratégias de BI para garantir que o conceito possa ser implementado.

Além disso, um protótipo ajuda a encontrar os dados de origem e, quando o usuário final acessa essas informações, algumas alterações podem ser feitas para garantir a segurança em geral.

  1. Disponibilize uma equipe responsável

A melhor maneira de construir uma equipe é reunir especialistas de diferentes departamentos da empresa que fornecem insights específicos, possuem diferentes perspectivas e tomam decisões estruturais, técnicas e estratégicas. 

Em geral, são 5 funções principais:

Diretor de BI

A pessoa com habilidades técnicas e de negócios que pode gerar insights e impulsionar a realização do BI.

Engenheiro de BI

A pessoa que projeta, constrói, implementa e configura sistemas de BI.

Analista de Negócios

A pessoa que fornece experiência em validação, processamento e visualização de dados para outros membros da equipe e que traduz a análise em insights acionáveis.

Cientista de dados

Uma pessoa que usa análises, ferramentas estatísticas e aprendizado de máquina para extrair valor acionável de big data.

Por que empresas precisam de uma estratégia de BI?

Uma estratégia de Business Intelligence apresenta um acesso contínuo aos dados que ajudam gestores e executivos a saber mais sobre a própria empresa de embalagem de pizza personalizada, avaliar os processos com informações oportunas, além de remover ou evitar ineficiências e riscos. 

Isso significa que é provável que os concorrentes usem dados para refinar os negócios, remover possíveis pontos cegos na organização e ouvir o que funciona e o que os clientes desejam, em vez de confiar na intuição. 

Eles seguem modelos de negócios mais eficazes porque a solução de BI e análise os equipa para acompanhar o progresso quanto às metas mais importantes.

Toda empresa cria, de forma natural, dados sobre clientes, vendas, tráfego, entre outros, ao se relacionar e fazer negócios.

No entanto, mais do que produzir e armazenar informações sobre o treinamento NR 32, o BI confere mais inteligência às estratégias traçadas.

Assim, consegue-se planejar, organizar e mensurar com mais qualidade, facilitando as análises e obtendo resultados mais satisfatórios.

Contudo, uma atenção necessária é sobre as necessidades e adequações ao negócio e às especificidades de cada segmento em que o BI será aplicado, alinhando os setores para um resultado efetivo para o negócio como um todo.

Os benefícios de uma estratégia de BI

O mercado oferece softwares para acompanhar os KPIs de Business Intelligence, identificando os dados gerados para que possam ser relatados e gerenciados. 

Ao desenvolver um plano estratégia de Business Intelligence, uma empresa que produz caixa de presente personalizada pode se beneficiar quanto à produção de relatórios e visualizações de diferentes pontos de maneira centralizada. 

Um exemplo é o aumento de receita com painéis dedicados ao desempenho do departamento de vendas, ou a otimização quanto às funções de RH (Recursos Humanos) com informações sobre salário e desempenho de funcionários. 

O próprio BI pode ser mais eficiente a partir da abordagem de descobertas sobre análises e geração de dados da empresa.

Conclusão

O cenário de Business Intelligence evolui de forma rápida e contínua. 

A transição da entrega de BI orientada por TI para a análise de autoatendimento continua em ritmo acelerado e agora é aprimorada pela última grande tendência de análise incorporada. 

O ambiente de BI não é mais separado dos sistemas de linha de negócios, tanto que está integrado a análises avançadas, sendo incorporados aos principais sistemas operacionais com benefícios tangíveis.

Um passo à frente com as estratégias de Business Intelligence, e uma empresa ganha espaço no mercado em que atua, de forma consolidada e contínua. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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