Categorias:

Para que serve um estaleiro naval?

Imagem do avatar de
Publicado por Epuc Blog

Você já ouviu falar de estaleiro naval? Bem, apesar de não ser um local tão conhecido assim, todo brasileiro já ouviu falar de portos, por exemplo, já que nosso país está ligado com o oceano. a importância dos estaleiro naval para a economia global é enorme e por isso precisa de sua atenção.

Em suma, esse é um local que serve para que navios possam sofrer manutenções. Também é importante para a guarnição e até mesmo o desembarque dessas embarcações. Grande parte dos países que possuem uma ligação com o oceano trabalham com esse tipo de estratégia.

Com certeza muitos países se beneficiam do estaleiro naval. Isso porque são ferramentas essenciais para as localizações que possuem um bom potencial marítimo. A China, por exemplo, é um dos locais que mais baseiam seu comércio no lado naval. 

Acreditamos que esse seja um assunto muito importante, principalmente porque o Brasil é um país que investe em estaleiro naval por conta da sua posição marítima estratégica. Dito isso, vamos partir do começo!

O que é um estaleiro naval?

Essa deve ser uma instalação com grande porte! No geral, é utilizada para construir e realizar muitas outras atividades referentes à manutenção e gestão de embarcações, sejam elas comerciais ou não!

Pois é! Pensando nisso, fica claro também que existem alguns outros pontos para destacar. 

Primeiramente, há uma grande quantidade de embarcações com tamanho diferente, por isso alguns estaleiro naval estão localizados em regiões mais estratégicas e que possuem uma estrutura mais robusta.

Quase todo tipo de barco pode chegar até um estaleiro naval. O local acaba lidando com diferentes processos, apesar das embarcações possuírem estruturas semelhantes. Dito isso, é importante também que o local tenha uma espécie de “qualificação” para lidar com diferentes barcos.

Onde eles se localizam

Perto do mar! Mas não é apenas isso. Além de possuir uma boa localização perto do mar, o que garante uma ação estratégica, é importante seguir por outras linhas de pensamento para entender melhor a localização de um estaleiro naval.

De fato, a estratégia é o principal ponto! Não é apenas encontrar um local perto do mar que estará tudo perfeito. Muitas dessas localizações podem, por exemplo, apresentar problemas para a atracação de navios. 

É necessário realizar uma pesquisa antes de tudo. Sabendo das características do local, é mais fácil criar um ambiente seguro e até mesmo econômico. 

Por fim, as maiores embarcações precisam de uma estrutura maior. Além da proximidade com o mar, da boa pesquisa para saber dos riscos da região, também é importante ter capacidade suficiente para a construção de uma boa e grande estrutura.

Quem trabalha em um estaleiro naval?

Há muitos profissionais que podem trabalhar em embarcações. A verdade é que as restrições são raras, visto que há atividades diversas que podem englobar até áreas pouco conhecidas por você.

Os três principais casos que destacam a presença de profissionais são o conserto, a manutenção e também o embarque. 

As cargas devem ser bem cuidadas nesse último e por esse motivo alguns profissionais devem realizar bem seu trabalho.

Mas vale lembrar que é necessária uma formação para trabalhar na área. Além disso, muitos profissionais passam por cursos que oferecem o aprendizado sobre o trabalho no meio marítimo.

Com isso, há também a presença de alguns materiais importantes, que são utilizados para melhor administrar o uso técnico de alguns recursos.

As realizações do estaleiro naval

Bem, já citamos dois importantes fatores para que um estaleiro naval seja instalado. Porém, as atividades dentro desse local vão além. 

No começo, por outro lado, a necessidade era voltada para a construção e reparos de embarcações, hoje, não mais. 

Existem nesses locais até mesmo armazenagens para cuidar das cargas enquanto um outro transporte não chega. 

Cada navio é tratado em seu estaleiro naval de origem, portanto, as manutenções acontecem neles. 

Mas, em caso de emergência (quando uma embarcação não consegue retornar para seu local, por exemplo), qualquer porto pode realizar essa manutenção. 

Essas são as atividades mais claras, porém, dependendo do tipo de estaleiro naval, isso pode mudar.

Estaleiro naval diferentes

Existe o estaleiro naval militar e o civil. Em ambos a construção de navio é o principal fator, porém, há uma grande diferença nos processos e por isso há a divisão. 

O civil, por exemplo, irá lidar com a construção de navios voltados para comércio e até mesmo lazer. 

Já o militar, irá lidar apenas com a construção de embarcações militares. Essa diferença é muito importante, tanto no processo de construção como no de reparo!

Conclusão

Bem, aqui deu para ver todo o funcionamento de um estaleiro naval. O local é de suma importância para o desenvolvimento de novas embarcações, além de lidar com processos diferentes relacionados ao lado comercial e até mesmo realizar ações de emergência em certos navios.

É importante, no entanto, saber diferenciar entre um estaleiro naval civil e um militar. Somente assim saberá as verdadeiras funções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze + 13 =