Categorias:

O que são fontes de energia renovável? Quais são seus tipos?

Imagem do avatar de
Publicado por Epuc Blog

A necessidade de abrir mão das fontes de energia, que conhecemos como “tradicionais”, está sendo cada vez mais comentada. Mas, você sabe o que são fontes de energia renovável? 

Isto aplica-se em particular aos combustíveis fósseis, cuja combustão para gerar eletricidade conduz a emissões de dióxido de carbono e poluição ambiental. 

Em vez disso, recomenda-se usar fontes de energia renovável. Quais são os tipos e os benefícios de usá-las?

O que são fontes de energia renovável?

Nem todos sabem quais fontes são renováveis ​​e o que exatamente as distingue. Enquanto isso, eles são simplesmente essas fontes de energia, cujos recursos se reconstroem rapidamente, para que não se esgotem. 

Além disso, é característico das energias renováveis ​​que elas possam ser usadas de maneira relativamente segura para o ambiente natural, ou seja, sem o risco de emissões de dióxido de carbono ou outras substâncias nocivas.

A diminuição dos recursos de combustíveis fósseis e a necessidade de reduzir as emissões motivaram a humanidade a inventar diferentes formas de usar as energias renováveis. 

Pode ser obtido de muitas fontes, como sol, vento, água e terra. Abaixo você encontrará as fontes de energia renovável mais utilizadas e como elas são usadas.

Energia solar

Hoje o sol é a fonte de energia mais popular entre os investidores privados. Curiosamente, ele pode ser usado de duas maneiras. 

Graças aos dispositivos conhecidos como coletores solares, é possível produzir diretamente o calor mais utilizado para o aquecimento de águas domésticas. 

No entanto, os painéis fotovoltaicos são muito mais populares, o que acaba por ser um método muito eficiente de produzir eletricidade para ser usada para qualquer finalidade.

Atualmente, a energia fotovoltaica é responsável pela maioria dos investimentos em energia renovável. 

As micro instalações fotovoltaicas que utilizam a energia da radiação solar para produzir eletricidade para as próprias necessidades de uma casa ou empresa são particularmente populares.

Energia eólica

A energia eólica é aproveitada por meio de turbinas especiais que transformam a energia cinética assim produzida em eletricidade. É possível construir parques eólicos tanto em terra como na água. 

O vento é uma fonte de energia renovável muito popular que provavelmente também crescerá em importância.

Energia da água

O poder da água corrente é muito alto, o que a torna uma fonte de energia muito boa e ecológica. Ele é usado para construir sistemas de barragens, turbinas que geram energia cinética que é convertida em eletricidade. 

Energia biomassa

A fonte de energia também pode ser biomassa. São várias substâncias de origem animal e vegetal que estão sujeitas ao processo de biodegradação. 

A fermentação da biomassa leva à formação dos chamados biogás que pode ser usado como biocombustível. Sua combustão leva à geração de energia. 

Alguns argumentam, no entanto, que a biomassa não pode ser chamada de fonte completamente renovável ou ecológica, pois sua combustão leva à formação de poeira em suspensão.

Energia geotérmica

A energia geotérmica vem do interior da terra e aproveita o calor da água e das rochas em suas profundezas. Para obter energia térmica do solo, é preciso mergulhar em seu interior mesmo por vários quilômetros, razão pela qual é uma fonte bastante difícil de usar. 

A água quente ou vapor assim obtido pode então ser convertido em eletricidade. No entanto, a energia térmica geotérmica é usada com mais frequência.

Quais são os benefícios de usar fontes de energia renováveis?

Os benefícios do uso de fontes de energia renovável ​​afetam a todos. Eles estão relacionados não apenas à proteção do meio ambiente natural.

As vantagens mais importantes são:

ecologia – nenhuma ou quantidade mínima de emissões de dióxido de carbono e outras substâncias nocivas;

disponibilidade – a energia do vento ou do sol está disponível basicamente em todos os lugares; basta aplicar sistemas apropriados que possibilitem seu uso;

independência – principalmente do fornecimento de matérias-primas;

renováveis ​​- renovam em pouco tempo, portanto não há risco de esgotar seus recursos;

segurança – a infraestrutura que permite obter energia a partir de energias renováveis ​​funciona de forma muito segura;

reduzir os custos de obtenção de energia, obter calor ou eletricidade a partir de fontes de energia renovável ​​está se tornando cada vez mais lucrativo.

As tecnologias utilizadas atualmente são muito eficazes e sua instalação está se tornando cada vez mais barata. Ao mesmo tempo, eles ainda estão sendo melhorados, então há uma chance de que no futuro as instalações sejam ainda mais baratas.

As fontes de energia renováveis ​​são o futuro do nosso planeta 

Sem eles, não seremos capazes de parar o aquecimento global. Como melhorar as fontes de energia renovável para torná-las mais eficazes para nós?

O advento das fontes de energia renovável revolucionou os mercados mundiais e as mudanças no setor de energia estão acontecendo mais rápido do que nunca. 

Dificilmente alguém esperava que grandes empresas (como o Google) investissem tanto nesse campo. No entanto, pode-se esperar que nos próximos anos o uso de fontes de energia renovável ​​seja ainda mais eficaz, graças a tecnologias inovadoras.

Novas fontes de energia renovável

Haverá também novos usos para a eletricidade, incluindo a produção de hidrogênio a partir da água por eletrólise ou a reciclagem de dióxido de carbono capturando-o do ar. 

Mudar para a eletricidade é fundamental para alcançar a descarbonização das economias, mas há outros benefícios menos óbvios, como maior segurança energética (tornar-se independente dos exportadores de combustíveis fósseis) e melhor qualidade do ar nas cidades.

A tecnologia também pode desempenhar um papel fundamental na solução dos problemas de armazenamento de energia a longo prazo, regulando os altos e baixos dos suprimentos renováveis. 

Armazenamento de energia renovável

O potencial do armazenamento de energia para acelerar a transição para fontes de energia renováveis ​​tem sido amplamente discutido nos meios científicos e parece ser crucial nos próximos anos. 

Existem muitas tecnologias para armazenar energia, e a chave é a capacidade de combiná-las em um único sistema. 

Espero que tenha gostado de saber um pouco mais sobre as fontes de energia renovável, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × 4 =