A Sertralina é um medicamento antidepressivo, que estimula a transmissão nervosa. Assim, é indicada para adultos para o tratamento de depressão e distúrbios de ansiedade. Contudo, é importante conhecer os efeitos colaterais da Sertralina antes de iniciar o tratamento.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre os efeitos colaterais da Sertralina, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
O que é a Sertralina?
A definição de Sertralina, pelo menos a técnica, é que se trata de um inibidor seletivo da recaptação de serotonina.
Em termos práticos, o que este medicamento faz é aproveitar melhor a serotonina que o corpo produz regularmente.
Portanto, é importante entender que não se trata de serotonina em si ou de qualquer neurotransmissor.
Para que serve a Sertralina?
É comum que as pessoas se perguntem para que serve a Sertralina.
Embora a Sertralina seja um antidepressivo, também é usada para alguns outros distúrbios ou condições devido ao seu poder ansiolítico. Estes incluem ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo compulsivo e algumas fobias.
As mudanças mais notórias que resultam do seu consumo são:
- Melhoria no humor
- Melhoria na qualidade do sono
- Aumento do apetite
- Melhoria da atitude geral em relação à vida
- Diminuição das compulsões como lavar as mãos, verificar ou contar elementos.
Além disso, também é usado no transtorno pré-menstrual porque ajuda a reduzir o inchaço, as mudanças de humor e a sensibilidade nos seios.
Agora que você já sabe o que é e para que serve, vamos ver juntos os efeitos colaterais da Sertralina.
Quais os efeitos colaterais da Sertralina?
Os efeitos colaterais da Sertralina mais comuns são:
- Mudança de humor, especialmente durante a primeira semana de tratamento.
- Faringite
- Perda ou aumento do apetite.
- Insônia ou sonolência.
- Tontura.
- Dor de cabeça.
- Cólicas.
- Diarreia.
- Boca seca.
Na maioria das vezes, estes sintomas desaparecem com o tempo ou com a diminuição da dose do medicamento. É por isso que é muito importante um acompanhamento adequado com seu médico, a fim de determinar que ajustes de dose são necessários ou se é necessário parar o tratamento.
Agora que você já conhece os efeitos colaterais da Sertralina, vamos entender um pouco mais sobre esse medicamento.
A Sertralina engorda?
Embora não haja evidências contundentes sobre isso, a resposta breve é que, aqueles que tomam Sertralina por períodos prolongados geralmente ganham peso.
A que se deve isto?
A primeira hipótese refere-se a que a Sertralina pode desencadear alterações no metabolismo e que estas poderiam tornar o aproveitamento das calorias menos eficaz.
A segunda é que, quando alguém está deprimido, os seus níveis de apetite diminuem.
A Sertralina diminui os sintomas e o apetite aparece novamente. Se a pessoa comer mais e recuperar a ingestão calórica, o resultado inevitável é que ela vai ganhar peso, o que não implica necessariamente que o peso ganho seja considerado como excesso de peso.
Caso experimente ganho de peso e se preocupe, evite suspender o tratamento. Esta é uma tentação que pode ter efeitos colaterais desagradáveis conhecidos como síndrome de descontinuidade.
A Sertralina é viciante?
Infelizmente, muitos antidepressivos têm má fama.
Isto só prolonga o sofrimento das pessoas com distúrbios de depressão e até coloca suas vidas em risco.
A Sertralina não é viciante nem causa dependência, por isso pode ser interrompida quando o psiquiatra considerar pertinente fazê-lo.
A condição para que isso aconteça é que seja feito sob um esquema planejado que não jogue fora as conquistas alcançadas durante o tratamento.
É claro que é sempre aconselhável que o trabalho ande de mãos dadas com um psicólogo, uma vez que a depressão e a ansiedade requerem abordagens de diferentes vertentes.
O trabalho terapêutico é uma peça fundamental para tornar a suspensão da Sertralina o mais harmoniosa possível.
Você pode beber álcool com Sertralina?
De fato, não é recomendado esta mistura, pois podem ocorrer efeitos colaterais no sistema nervoso, como tonturas, sonolência e dificuldade em se concentrar.
Da mesma forma, beber álcool faz com que os efeitos da Sertralina aconteçam mais rapidamente, o que é muito arriscado quando se trata de operar máquinas ou realizar trabalhos em que a vida é posta em risco.
Alguns outros sintomas que podem aparecer são:
- Dor de estômago
- Vômitos
- Mal-estar geral