Rotina de cuidados bucal de seu bebê: O que não fazer
Categorias:

Rotina de cuidados bucal de seu bebê: O que não fazer

Imagem do avatar de
Publicado por Epuc Blog

A rotina de cuidados com um bebê recém-nascido por si só já é muito desgastante, até porque precisa ser feita com a maior das atenções, mantendo uma dieta equilibrada e as visitas ao médico em dia.

Dentro dessa rotina de cuidados podemos incluir também os odontológicos, pois apesar dos dentes dos bebês serem temporários, eles ainda podem ser expostos a problemas bucais, como cáries e infecções. 

Sendo assim, é de extrema importância saber o que deve ou não ser feito na limpeza da boca do seu bebê, para que ele não acabe precisando de um aparelho invisível ou de qualquer outro procedimento quando crescer.

Cuidados da mãe e cuidados com o bebê

O primeiro passo para a criança ter uma saúde bucal adequada é começar por ela. Ou seja, a mãe precisa estar em dia com a escovação e os cuidados higiênicos da boca, bem como exames e procedimentos.

Vale ressaltar que as gestantes também podem realizar quaisquer um dos procedimentos odontológicos, como por exemplo a aplicação de alinhadores invisíveis, ou mesmo implantes dentários. 

A única ressalva se dá aos raio-x que devem ser feitos apenas a partir dos três meses de gravidez.

Isso porque, muitas das doenças que afetam essa faixa etária são provocadas por vírus transmitidos pela mãe. 

Principalmente por conta de hábitos alimentares ou mesmo costumes que em tese facilitam a alimentação da criança, como por exemplo, o ato de provar a comida antes de dá-la ao bebê.

Evitando esses hábitos, é possível evitar não apenas a proliferação, mas também o aparecimento de problemas que podem ser complicações mais graves no futuro. 

Isso sem falar que tais cuidados diminuem a probabilidade dele fazer algum procedimento no futuro, como é o caso da ortodontia invisível ou dos implantes dentários

Fases da higiene bucal

Assim como toda a vida, a higiene bucal possui cuidados específicos para períodos também específicos ao longo de sua existência, por isso é necessário que desde o momento que a criança está na barriga, tenha-se uma cautela maior com a saúde. 

Apesar do ideal ser a mãe ter a saúde bucal totalmente em dia antes mesmo de pensar em engravidar, uma contra-medida caso aconteça, e que acaba sendo muito indicada pelos profissionais é o chamado pré-natal odontológico.

Nele, a mãe acompanha com um dentista e faz todos os exames e procedimentos para evitar complicações. Isso porque, durante esse período existe um grande chance de doenças bucais afetarem o bebê, muitas vezes causando partos prematuros. 

Esse é um processo que acaba muitas vezes desprezado, por conta de muitas gestantes acreditarem que não podem fazer nenhum procedimento médico odontológico. 

Sendo que elas podem fazer desde uma simples aplicação de aparelho ortodôntico invisível, até pequenas cirurgias quando necessárias.

E esses cuidados devem ser passados assim que o bebê nasce, até o momento que ele possa ter idade e maturidade para cuidar da própria saúde bucal. Normalmente, essa fase acontece durante a pré-adolescência ou juventude.

Como limpar a boca do meu bebê?

Tendo compreendido que existem diferentes fases na dentição do seu bebê, é necessário que se aprenda como cuidar da boca dele, por isso existem algumas dicas que você pode estar seguindo e assim mantendo a higiene bucal do seu filho em dia. Elas são:

  • Faça uma higienização minuciosa nos primeiros dentes;
  • Conheça os cuidados com os dentes de leite;
  • Utilize pastas com flúor;
  • Alivie a irritabilidade do nascimento dos dentes;
  • Cuidado com bactérias;

Ou seja, para manter os cuidados em dia você tem que fazer uma limpeza mais atenta nos dentes conforme vão nascendo, apesar de serem dentes de leite, ainda podem trazer complicações. 

Exatamente por isso você precisa conhecer os dentes de leite, saber quando estão nascendo e quando podem começar a cair. 

Esse tipo de conhecimento será fundamental na prevenção de doenças como a cárie, e também irá ajudar a criança a se acostumar com a presença do dentista na vida dela. 

Outro cuidado fundamental é a aplicação de flúor na limpeza dental, que pode ajudar a prevenir o aparecimento de cáries, além da recuperação de possíveis lesões que tenham sido causadas por alguma doença.

Tais cuidados são essenciais para a formação completa da dentição, podendo definir que tipos de tratamentos poderão ou não ser feitos na boca da criança, principalmente após a queda dos dentes de leite. 

Esses cuidados também definirão se ela usará ou não um aparelho invisível preço.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Deixe um comentário