Categorias:

Cachorro pode comer caqui?

Imagem do avatar de
Publicado por Epuc Blog

Originário da Ásia, principalmente da China e do Japão, o caqui é uma fruta muito importante na vida do brasileiro. O outono é ameno, especialmente a estação principal para os caquis. É uma fruta doce, muito saborosa e muito perfumada, atraindo assim os animais de estimação. Mas,  cachorro pode comer caqui?

Posso alimentar meu cachorro com caquis?

Sim, os cães podem comer caquis de vez em quando. No entanto, é muito importante sempre estar atento com a quantidade. Devido ao seu alto teor de açúcar, esta fruta pode desencadear ou piorar o excesso de peso e diabetes. Se seu amigo já sofre de alguma doença, evite oferecer caquis a ele sem antes consultar seu veterinário.

Vale lembrar que é importante retirar as sementes na hora de servir qualquer fruta ao seu amigo peludo. Além de sua potencial toxicidade, também podem causar obstrução intestinal.

Benefícios para a saúde dos caquis para cães

Se você alimentar seu cão com ração comercial, a dieta dele já estará completa e balanceada de acordo com as orientações do fabricante e do veterinário. Ou seja, o pet já está ingerindo todas as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais que o corpo precisa para funcionar corretamente.

O mesmo vale para a comida caseira: desde que você esteja comendo exatamente como prescrito por um nutricionista, é provável que seu animal de estimação já esteja recebendo todos os nutrientes necessários.

Em diversos casos, os cães tendem a comer caquis como uma opção de lanche altamente saudável. Pois, em geral, eles são mais baixos em sódio e gordura do que os lanches comerciais. Além disso, muitos deles ainda contêm grandes quantidades de vitaminas e minerais.

No caqui, um dos seus principais nutrientes será a vitamina C. Também conhecido como ácido ascórbico, esta substância ajuda a manter um sistema imunológico saudável.

Ao contrário de nós, no entanto, os cães não precisam dessa vitamina em sua dieta. É sintetizado no fígado a partir da glicose.

Isso significa que os cães comem caquis, mas isso não traz benefícios para a saúde dos animais de estimação? Não exatamente. Segundo os Cursos Online, uma das maiores vantagens dos caquis para nós e para os cães é que eles são ricos em fibras. Portanto, ajuda no trânsito intestinal e previne a constipação.

Como dar caquis aos cães?

Sabendo que os cães podem comer caqui, sirva a fruta naturalmente, cortada em pedaços que sejam proporcionais ao tamanho do bichinho, para não engasgar.

Além disso, lembre-se de que eles podem causar obstrução intestinal grave se ingeridos em excesso. Também é importante sempre fornecer aos seus animais apenas frutas saudáveis ​​e frescas para evitar envenenamento.

Dosagens recomendadas e riscos de caquis para cães

Para cães, não há regulamentação sobre a quantidade máxima de caquis. Depende de muitos fatores, como o tipo de comida do seu amigo, tamanho, idade e saúde. Por exemplo, cães com diabetes devem comer menos caquis do que os cães saudáveis. De fato, nesses casos, é aconselhável evitar frutas.

Da mesma forma, cães que podem comer outras frutas todos os dias devem comer menos caqui. É importante lembrar que, embora os caquis sejam saudáveis, o excesso de caquis é ruim para os cães devido ao alto teor de açúcar. Sem contar que grandes quantidades de vitaminas e minerais que podem causar problemas de saúde.

Como regra geral, a ingestão de frutas não deve exceder 10% das calorias diárias recomendadas para um cão adulto saudável. Portanto, os caquis podem ser dados aos cães, desde que com moderação. Na dúvida, consulte um especialista.

Os cães podem comer caquis?

Os cães podem comer caquis, e os caquis têm vários benefícios para os animais de estimação, principalmente por causa de seus altos níveis de vitaminas e de antioxidantes. Confira o que é bom para os caquis fofinhos:

• Fibra: auxilia dentro do funcionamento do sistema digestivo;

• Vitamina A: apoia a saúde da visão e da pele;

• Vitamina C e Betacaroteno: Além de ajudar nos problemas imunológicos, também ajuda a combater os radicais livres, que promovem o envelhecimento celular.

No entanto, como acontece com qualquer alimento não especialmente preparado para cães, temos que ter cuidado. Apesar de ser uma fruta totalmente cheia de diversos benefícios, temos que ter cuidado na hora de servir aos nossos peludos porque são ricos em calorias e açúcar, então temos que tomar cuidado para não exagerar.

Como dar caqui para cachorro?

Como vimos, podemos dar caquis aos cães, mas é importante saber servi-los. Os médicos veterinários ressaltam: A fruta deve estar livre de cascas e sementes, pois contém ácido cianídrico.

O caqui pode ser oferecido como guloseima uma vez por semana e sempre respeitando o equivalente a 10% da ingestão calórica diária do cão, conforme prescrito pelo veterinário.

Nunca se esqueça de consultar um profissional sobre o que será melhor para o seu cão e se os caquis são adequados para sua dieta. Se quiser deseja mais dicas de nutrição para os pets, indicamos que você faça um Cursos Online Gratuito de nutrição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + treze =