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Aprenda a converter leads do seu E-commerce em clientes 

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Publicado por Epuc Blog

Você, comerciante focado na internet, está monitorando os leads do seu e-commerce? Não? Nesse caso, precisa ler este texto urgentemente!

A lógica de funcionamento da web é tão distinta do varejo tradicional que há conceitos e estratégias próprias para ela. A conversão de leads é um deles.

Todas as pessoas que chegam até uma loja virtual tem chances de se tornarem leads: basta que elas forneçam dados de contato.

O “problema” é como agir para que os visitantes deem esse primeiro passo. Falaremos sobre tudo isso e muito mais no texto que começa a seguir.

A definição de e-commerce

O progresso e a popularização da internet criaram oportunidades para que uma empresa de freezer para laboratório, bem como quaisquer outros nichos de mercado, possam funcionar digitalmente.

Com isso, hoje você pode começar a empreender contando com uma estrutura totalmente digital – e conseguir resultados notáveis!

Quando um usuário chega a uma loja virtual, ele deve passar por certas etapas para se tornar um cliente. São elas:

  • Pesquisar produtos;
  • Colocar itens no carrinho virtual;
  • Fazer o checkout;
  • Realizar o pagamento.

No checkout ele fornece dados como endereço de entrega, número de telefone, e-mail e CEP, e por fim conclui a compra, tornando-se um cliente efetivamente.

A definição de lead

Como escrevemos no começo deste material, lead é todo usuário que informou dados de contato para a empresa de ar condicionado.

Cabe à loja incentivar que as pessoas façam isso, fornecendo vantagens e/ou conteúdos relevantes em troca.

É preciso ter uma razão muito boa para que alguém preencha um formulário e conceda seus dados, não é verdade? No marketing digital, há formatos bastante indicados para estimular isso.

Downloads de ebooks, acesso a webinars ou uma oferta imperdível: tudo isso pode ser o “start” para a conversão de um lead.

A partir dessa etapa, a loja de câmara frigorífica para congelados pode colocá-lo na base de contatos e, assim, começar um relacionamento com ele.

Pode ser que o lead não se transforme em cliente logo de cara (na verdade, é algo que acontece muito na internet). 

Mas o relacionamento vai sendo qualificado a ponto desses usuários considerarem e se fidelizarem às marcas com as quais se relacionam e confiam para obter materiais.

Assim, é fundamental que a marca continue nutrindo-o com novas ofertas, produtos e conteúdos. Consequentemente, mesmo após a conclusão da compra, ainda existirá uma porta aberta para o negócio!

Por que classificá-los?

Nem todo mundo chega ao site de projeto cozinha industrial pequena da mesma forma. Cada visitante tem objetivos e origens de tráfego diferentes.

Por isso os comportamentos dentro do site variam – e é aí que entra a chamada classificação de leads.

O time de atendimento precisa otimizar o tempo: o que quer dizer que não vale a pena tentar contato com um lead com poucas chances de se tornar cliente.

A classificação serve para que os atendentes tenham consciência de quem realmente tem interesse nos serviços da empresa de manutenção de ar condicionado, por exemplo, ou busca outro item, bem como aqueles que ainda precisam ser nutridos para que a conversão ocorra.

Isso é identificado monitorando as ações realizadas dentro do site.

Por exemplo: um lead que passou bastante tempo pesquisando produtos é mais “quente” do que um lead que apenas clicou no anúncio e saiu da página logo em seguida.

Essa estratégia possibilita focar e dedicar mais tempo a perfis que, com tempo e um atendimento qualificado, se tornarão clientes satisfeitos e fiéis.

Como converter leads?

Chegou a hora de entender como um lead é convertido em cliente, na prática. Devemos destacar que a automação de marketing é fundamental neste processo.

Os profissionais especializados em projeto de sprinkler nem sempre têm tempo hábil para acompanhar cada lead.

Por isso, investir em soluções de automação de marketing se revelam bastante importantes para o sucesso de um negócio e para qualificar o relacionamento com um maior número de leads.

Dito isso, vamos às principais estratégias de conversão de leads, confira!

  1. Destaque os benefícios do produto/serviço

Logo à primeira vista, o lead não pode ter dúvidas a respeito das qualidades da máquina de fazer gelo em cubo industrial preço.

Na internet não há tanto tempo para chamar a atenção: são centenas de ofertas que passam por milhares de olhos todos os dias, e as informações novas chegam rapidamente, podendo “distrair” o cliente em potencial.

A sua marca tem que investir em técnicas de copywriting persuasivas para garantir que o clique virá – e, com o tempo devido, a compra.

  1. Produza conteúdo de impacto

Conteúdo é a matéria-prima do marketing digital. É ele que agrega valor à câmara fria pequena a partir da disponibilização de informações relevantes ao público.

Pense no Google, a ferramenta de buscas mais utilizada em todo o mundo. Todo e qualquer link mostrado está em determinada posição por conta da relevância dele.

Muitos dados influenciam nisso: o uso de palavras-chaves, a quantidade de cliques, o tempo que as pessoas passam na página e até mesmo o tempo que ela leva para carregar completamente, entre muitos outros.

O foco aqui é simples. Se a marca não investe em conteúdo de impacto, dificilmente haverá visitantes no e-commerce e, então, não haverá vendas. 

Afinal, as plataformas buscam soluções eficientes para os usuários. Consequentemente, quando os conteúdos são qualificados, o potencial de atrair potenciais leads qualificados é ampliado.

  1. Crie CTAs fortes

Call to action (ou CTA) é uma frase impactante, em geral presente no fim dos conteúdos e serve como um convite à ação para o leitor.

A ação depende da estratégia adotada no contexto. Pode ser baixar um e-book, continuar a leitura de um blog post, conferir um carrossel no Instagram na sua totalidade…

O ponto é que o lead tem de ser motivado a continuar navegando até que ele complete a jornada no funil de vendas.

Os CTAs podem parecer detalhes, mas eles influenciam muito o comportamento de quem faz compras pela internet.

  1. Marque presença nas redes sociais

Poucas ferramentas são mais úteis para aumentar a visibilidade de uma marca do que as redes sociais.

Pense nas mais populares: Instagram, Twitter e Facebook possuem várias funcionalidades criadas especialmente para fazer negócios.

Ou seja, nenhum empreendimento aproveitará todas as oportunidades de vendas se não estiver presente em pelo menos uma delas.

Escolha aquela (ou aquelas) que seu público-alvo mais acessa e faça postagens que sejam coerentes com os interesses dele. Mais ainda, se mostre totalmente solícito.

Isso faz muita diferença, especialmente na percepção de marca e na qualidade do atendimento oferecido.

  1. Acompanhe os feedbacks

Muitas pessoas seguem marcas no Twitter ou no Instagram.

Com isso, elas podem acessar os posts e também verificar como é o atendimento de tal empreendimento, se aproximando dos negócios com os quais se identificam e até mesmo compartilhando/verificando comentários acerca dessas marcas.

Não é à toa que tanta gente usa a internet para tirar dúvidas, fazer perguntas ou até mesmo dar feedbacks sobre uma compra e escolher realmente com qual empresa irá comprar.

Tenha isso em mente quando for responder algum comentário na página profissional – em especial avaliações negativas.

Saiba receber feedbacks negativos, respondendo com educação e atenção às críticas. É algo bastante positivo saber identificar as oportunidades presentes nesses comentários, promovendo um melhor atendimento para os próximos clientes.

  1. Ofereça vantagens

Depois de tudo isso, há ainda aquela que talvez seja a técnica de publicidade mais antiga e efetiva de todas: vantagens!

Todo mundo gosta de ser tratado de forma diferenciada por uma empresa. Seja na forma de um desconto, uma promoção limitada ou cupons de frete grátis.

Às vezes uma condição mais favorável, por simples que pareça, é o “detalhe” que alguém precisa para se converter em cliente.

A pessoa vai se lembrar da vantagem fornecida e certamente irá retornar à loja no futuro próximo para adquirir mais itens!

Os benefícios da conversão de leads

Para finalizar, vamos nos ater às vantagens que uma boa taxa de conversão proporciona para qualquer negócio – em específico, e-commerces.

Leia com atenção os tópicos abaixo e entenda!

Iniciar relacionamentos duradouros

O lead é o primeiro estágio (mais relevante) pelo qual todo visitante passa na jornada de compra. É assim que relacionamentos comerciais muito frutíferos começam.

Vale dizer que a primeira impressão que um visitante tem da loja importa muito. Portanto, esforçar-se em oferecer uma experiência excelente faz toda a diferença.

Se os primeiros contatos são positivos, a conversão vai acontecer em algum momento – principalmente quando o lead é bem trabalhado na jornada . Juntamente há a fidelização, que também é essencial para o sucesso financeiro.

Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes

O CAC é o valor que uma empresa gasta para um lead realizar a primeira compra. Em uma primeira conversa, o atendente está começando a compreender as necessidades dos visitantes.

Depois que aquele lead é convertido, é muito mais simples garantir que ele volte a fechar negócios no futuro.

Desse modo, quanto mais conversões fizer, mais otimizado fica o orçamento da empresa. O que é sempre bem-vindo.

Mapear a jornada de compra

É impossível se manter relevante no mercado sem ter condições de mapear toda a jornada do público.

Basear a estratégia de atendimento no funil de vendas é imprescindível para que cada vez mais pessoas sejam convertidas.

Tal ação melhora muito o desempenho do e-commerce, pois as estratégias de marketing ficam mais assertivas e específicas.

Considerações finais

Passamos pelos pilares centrais da conversão de leads, desde a definição do que é um e-commerce até os benefícios de converter os visitantes adequadamente.

São informações essenciais para se manter em evidência no mercado digital, promovendo o desenvolvimento de sua marca.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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