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Relacionamento com o cliente: X Dicas para saber como vai essa gestão

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Publicado por Epuc Blog

Quando o assunto é sucesso de negócio, sem dúvidas o relacionamento cliente tem um grande impacto nas empresas, afinal o grande objetivo é manter essas pessoas próximas e acima de tudo satisfeitas com o atendimento.

Sendo assim, quando fazemos uma boa gestão desse relacionamento, conseguimos coletar dados e informações importantes que ajudam a fortalecer as ações de marketing, com isso as equipes têm um material muito rico para trabalhar em suas campanhas.

Sem contar que é mais fácil identificar a necessidade de cada cliente, por isso é essencial que se tenha um bom gerenciamento dos consumidores, isso permite com que sua empresa cresça cada vez mais.

Afinal, tenha você uma empresa de rastreamento ou uma loja de calçados, é necessário que se construa uma boa relação com o seu cliente.

O que é gestão de relacionamento com o cliente?

É o conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que ajudam a gerenciar e analisar os dados dos clientes ou qualquer outro tipo de interação que ele tenha com a sua empresa durante o ciclo de vida dele.

Essa técnica é usada para garantir que todas as funções organizacionais que são relacionadas ao consumidor como:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Suporte técnico;
  • Atendimento ao cliente.

Sejam eficazes e sincronizadas, além disso seu intuito é sempre prestar atendimento personalizado com o objetivo atrair tanto os clientes que já consomem seus produtos, como os futuros consumidores da sua marca.

Por exemplo, uma empresa de manutenção cftv que faz a gestão de relacionamento com o cliente, gerencia, armazena e dissemina informações com diversas ferramentas internas.

Esses dados analisados podem filtrar as pessoas de acordo com o sexo, ocupação, idade, ultimas compras, entre outros aspectos, sendo assim esses recursos ajudam os gestores a tomarem as melhores decisões estratégicas.

Relação entre gestão de marketing e o cliente

Para que o marketing faça um bom trabalho, ele precisa de dados da empresa, seja dos produtos e serviços que ela oferece, seja um laudo sistema de exaustão ou serviço de pinturas em carros, além dos hábitos dos consumidores.

Quando é feita uma boa gestão de relacionamento com o cliente, é possível obter esses dados e com isso ter um bom material para que o marketing trabalhe em cima, afinal sem conhecer o público não é possível traçar estratégias eficazes.

Isso ajuda a definir quais recursos e ferramentas a equipe de marketing irá utilizar no seu trabalho, sendo assim a gestão de relacionamento com o cliente e a gestão de marketing andam juntas.

Formas de relacionamento com o cliente

As formas de relacionamento com o cliente é divida em 5 níveis de forma progressiva, e são eles:

  • Nível básico de relacionamento com o cliente;
  • Nível reativo de relacionamento com o cliente;
  • Nível responsável de relacionamento com o cliente;
  • Nível proativo de relacionamento com o cliente;
  • Nível de parceria no relacionamento com o cliente.

Do nível básico ao reativo o cliente ainda está conhecendo a empresa e entendendo suas diretrizes e seus produtos, ou seja, é o início desse relacionamento.

Já quando ele alcança o nível responsável, já criou uma parceria com essa marca. É nesse momento que as empresas podem começar a se esforçar em suas estratégias para conseguir atrair esse cliente e fidelizá-lo.

Quando chega ao último nível, o cliente já se tornou fã da marca. Se for uma empresa de rastreamento de frota, por exemplo, irá indicá-la sempre que possível, pois acredita e confia em seu serviço.

Pilares da gestão de relacionamento com o cliente

Para que ocorra uma implementação bem-sucedida do gerenciamento de relacionamento com o cliente, é importante que ela seja construída pelos seguintes pilares:

  • Pessoas;
  • Estratégia;
  • Processo.

Só levando em consideração todos esses pilares, entendendo seu público, criando uma boa estratégia e respeitando todos os processos você irá conseguir criar uma boa gestão de relacionamento com o cliente.

Pense que isso será um diferencial para a sua empresa, que sairá à frente dos concorrentes.

Afinal, entre uma empresa de laudo reclassificação de monta que entende o cliente e outra que não leva esse critério a sério, qual você acha que o cliente vai escolher?

Por isso é tão importante que se dê total atenção para esse aspecto, com isso você aumenta a eficácia das estratégias de marketing, retém mais clientes e consegue aumentar seu número de vendas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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