A doutrina espírita é a terceira religião com mais adeptos no Brasil e os ensinamentos espíritas só tendem a crescer quando falamos de popularidade entre o corpo social. Por isso, nesta matéria falaremos tudo sobre essa doutrina, como ela surgiu e, sobretudo, quais são os melhores livros espíritas para quem é iniciante e deseja aprender mais sobre. Confira!
O que é a doutrina espírita?
Originada na França do século XIX, a doutrina espírita é uma religião propagada, sobretudo, por Allan Kardec, uma das principais figuras dessa crença. O espiritismo baseia-se em um conjunto de estudos acerca da religião e mediunidade com esferas filosóficas e científicas.
Um dos principais tópicos da doutrina espírita tem como fundamento a reencarnação, ou seja, um mesmo espírito que volte a viver na Terra após a morte física, no entanto, sem se lembrar de suas vidas anteriores e em corpos diferentes dos anteriores. Dessa forma, para o espiritismo, a reencarnação é a forma principal de evolução de um espírito.
Como surgiu o espiritismo?
O espiritismo começou a ser comentado no território francês devido às chamadas “mesas girantes”, em que fenômenos sobrenaturais ocorriam durante um encontro, o que chamava muito a atenção das pessoas. Uma dessas pessoas foi Allan Kardec que, a fim de encontrar uma solução lógica para esses fenômenos através da ciência, passou a acreditar que se tratava de espíritos, afinal.
Com isso, Kardec começou sua investigação acerca desses eventos e aprendendo mais sobre esse mundo espiritual, fundou, de fato, o que conhecemos hoje como espiritismo.
Qual o principal livro da doutrina espírita?
Entre os principais livros espíritas para entender tudo sobre essa doutrina religiosa e seus autores espirituais, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, é o livro essencial. Essa obra de Kardec é considerada o principal livro da doutrina espírita, pois contém todos os ensinamentos dessa religião através dos Espíritos Superiores, bem como todas as questões formuladas por Allan Kardec.
Melhores livros espíritas para iniciantes
Por conta de seu abrangente trabalho a respeito da doutrina, Kardec deixou uma gama de obras que influenciaram outros autores espirituais. Assim, confira a seguir os melhores livros espíritas para iniciantes:
O que é o espiritismo
Escrito por Allan Kardec, o que é o Espiritismo é um livro que serve como introdução para aqueles que querem aprender mais sobre a doutrina espírita. Nele, Kardec reúne os principais ideais do Espiritismo e seus conceitos básicos de forma concisa.
Evangelho segundo o espiritismo
Também de Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo é um dos melhores livros espíritas, pois realiza uma interpretação da Bíblia a partir dos fundamentos da doutrina espírita.
Livro dos médiuns
O Livro dos Médiuns, como indica seu título, fala sobre a prática da mediunidade dentro do espiritismo, como ela funciona e como é possível progredir esse exercício nessa doutrina.
Os mensageiros
Os Mensageiros é uma obra de André Luiz, muito conhecido no espiritismo por ser um médium, que nos ensina tudo acerca de como é a vida no mundo espiritual, com a apresentação da vida de outros espíritos a título de exemplo.
Violetas na Janela
Um livro que conta a história de um espírito que, após morrer descobre que tem de voltar a viver para evoluir seu ser, Violetas na Janela é uma das obras essenciais para quem quer saber mais sobre o Espiritismo, e foi escrito por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho.
Nosso Lar
Escrito por Chico Xavier, Nosso Lar conta a história de André Luiz, médium citado anteriormente, que passa a viver em um lugar no mundo espiritual chamado Nosso Lar após ter uma vida terrena como médico e morrer.
Exilados de capela
Exilados de capela é uma obra de Edgard Armond, que se trata de uma investigação acerca do progresso espiritual na Terra e a intervenção de outros espíritos da Capela, um sistema de estrelas, que foram para a Terra,
O leque de opções de leitura para entender o espiritismo é grande, e muitas dessas obras você pode encontrar na Editora Dufaux. Por isso, se você é adepto à doutrina espírita, não deixe de ler essas obras.