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7 dicas de como aumentar as vendas do seu negócio com facilidade

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Publicado por Epuc Blog

Com a pandemia causada pela Covid-19, muitas empresas se viram afetadas e com o desafio sobre como aumentar as vendas.

Sem dúvidas, esse foi um período para se reinventar e adotar novas estratégias de atração dos clientes, assim como da promoção do negócio. 

No entanto, para que o aumento de vendas ocorra, não existe uma fórmula mágica a ser adotada pela empresa. 

O que deve haver é um conjunto de estratégias que, se bem adotadas, podem trazer impactos positivos ao negócio, se adequando às necessidades da empresa. 

Ficou curioso para saber como é possível aumentar as vendas do seu negócio? Então acompanhe nossas dicas a seguir!

Dicas importantes para aumentar suas vendas

Não importa se você trabalha em uma empresa de ar condicionado ou em um grande segmento industrial, um dos grandes objetivos de uma empresa é aumentar as vendas.

Para alcançar essa meta, o processo pode ser feito a partir das dicas que separamos neste artigo! Confira a seguir. 

  1. Realize um planejamento 

Para iniciar uma estratégia e aumentar o número de vendas, o primeiro passo é se planejar para isso. 

O planejamento deve ser direcionado aos processos de vendas e relacionamento com os clientes em diferentes níveis, envolvendo os setores responsáveis.

Para que as ações sejam mais efetivas, toda equipe deve saber os objetivos da empresa, assim como qual o objetivo a ser atingido a curto e longo prazo, de modo que entendam a importância das ações aplicadas e do próprio papel na instituição.

É importante lembrar que o planejamento precisa ser feito a partir de métricas, ou seja, é fundamental ter como analisar os resultados obtidos, contando com uma análise de dados do que deu e o que precisa ser melhorado.

Uma dica é verificar os motivos que levaram sua empresa a ter uma baixa performance, assim como o que foi feito quando seu negócio teve uma venda muito boa. 

Nesse sentido, é possível que um negócio de brindes personalizados tenha percebido um aumento do número de vendas quando realizou uma campanha de indicação entre os clientes, por exemplo, identificando o que pode ser replicado para manter o número de vendas elevados. 

As informações podem ser colhidas em sistemas dedicados e a partir de uma previsão bem consolidada.

Um bom planejamento também é importante para o direcionamento de investimentos em setores como marketing, contratação de novos funcionários ou, até mesmo, uma reserva de emergência, caso ocorra algum problema. 

  1. Treine sua equipe 

Com o planejamento realizado e os setores integrados, o próximo passo é investir no treinamento da equipe. 

Afinal, como é que seu negócio vai vender mais se o time de vendas não está alinhado com esse objetivo e apto a otimizar os processos de atendimento?

Assim, é fundamental que os vendedores e a equipe saibam como agir, adotem a linguagem da empresa e as metodologias no processo de resolução de problemas, também traçando junto aos gestores formas de agilizar os fluxos de venda e torná-los mais eficientes, reduzindo gargalos. 

Por isso, é recomendado que sua empresa invista no treinamento da equipe de forma recorrente, abordando temas ligados ao dia a dia e desenvolvendo habilidades de captação e conversão de clientes, realizando reciclagens conforme mudanças no perfil/hábito de consumo forem percebidos.

Além disso, é possível aperfeiçoar outros elementos importantes como:

  • Boa comunicação com o público;
  • Relacionamento entre equipes;
  • Organização e colaboração;
  • Abordagem ao cliente. 

Os benefícios dessa ação são inúmeros para a empresa, não só pelo aumento da eficiência do trabalho, mas também por uma melhor integração na equipe e sentimento de valorização/pertencimento, bem como o reforço dos valores e identidade da marca no atendimento.

Por isso, vale a pena estimular ações de interação e bate-papos entre os funcionários para que ocorra a troca de experiência e de dicas, além de fortalecer o sentimento de trabalho em equipe.  

  1. Não se esqueça do time de marketing

Digamos que sua empresa de manutenção de elevadores tem um objetivo, como aumentar a venda de produto x, mas ele não está claro para time de marketing, que direciona as campanhas para o produto y.

Com isso, as chances da estratégia dar errado são elevadas, pois o time de marketing precisa estar alinhado ao setor comercial para criar ações para um objetivo comum e um relacionamento mais claro com o consumidor, realizando uma “passagem de bastão” mais efetiva.

Ou seja, esse alinhamento é essencial para que o time de marketing crie estratégias de comunicação que atraiam os clientes certos e, consequentemente, contribuam para o aumento de vendas. 

O time de marketing é importante porque ajuda no processo de identificação do público-alvo da empresa, os perfis que interessam ao negócio, desenvolvem campanhas nas redes sociais e no site, além de colaborar para o destaque de um determinado produto e comunicação efetiva com o público.

Diante disso, não se esqueça de investir no time de marketing e elaborar estratégias de comunicação para aumentar o número de vendas. 

  1. Utilize técnicas de persuasão 

Para vender mais, sua empresa de laje protendida precisa adotar algumas técnicas de persuasão, que são desenvolvidas tanto na área comercial, como pela equipe de marketing. 

Esse processo deve ser feito respeitando o cliente, assim como sua jornada de compra. 

Algumas estratégias podem ser criadas para atrair a atenção do público e contribuir com a decisão de compra. 

Por exemplo, o uso de frases como “é só até hoje”, “na compra, você ganha um desconto ou um brinde”, são gatilhos que podem chamar a atenção do potencial cliente.

Essas orações que estimulam um comportamento são chamados de gatilhos mentais e servem como aceleradores da tomada de decisões. 

  1. Personalize a comunicação

O público-alvo que procura um varicocele tratamento é diferente dos curiosos que buscam algo direcionado à pediatria, por exemplo. 

Isso representa dizer que sua empresa deve trabalhar aliada ao time de marketing para desenvolver uma comunicação que seja personalizada para as especificidades do público com o qual a marca se relaciona e/ou visa se relacionar.

Ou seja, é essencial conhecer o público-alvo, seus interesses e necessidades, bem como descobrir como é possível abordá-lo de forma adequada para promover as vendas nos momentos mais adequados.

Com esse cuidado a comunicação passa a ser mais eficaz e direcionada, criando mais valor para os potenciais clientes.

Outro ponto importante é conhecer a jornada de compra, pois esse conhecimento permite desenvolver um conteúdo personalizado para cada necessidade e nível de relacionamento com cliente, reduzindo ações genéricas e mostrando a importância daquele contato.

Lembre-se que essa comunicação precisa ser personalizada em todos os canais, como redes sociais, site e até mesmo em estratégias de nutrição dos leads, por meio do envio de email marketing. 

  1. Não esqueça de seus clientes

Se o cliente comprou filtros a vácuo em sua empresa e gostou do serviço, é muito provável que ele retorne. 

Por isso, é bom manter um bom relacionamento após o processo de compra. Muitas empresas se preocupam em atrair novos clientes e se esquecem daqueles que já tiveram contato com seu negócio. 

O processo de fidelização e retenção de clientes também é importante quando o assunto é o aumento do número de vendas, recomendação, aumento do ticket e até redução de valor investido para atração de clientes – visto que o remarketing tende a ser menos custoso já que o cliente já confia na marca.

Para continuar esse relacionamento, sua empresa pode oferecer um produto ou um serviço que seja complementar, assim como disponibilizar descontos, encaminhar conteúdos de valor, indicar produtos complementares, avaliar a experiência com o produto/serviço adquirido, entre outras ações.

Dessa forma, a ideia não é que sua empresa force uma venda, mas que mantenha um bom contato e relacionamento com quem já se interessou pela marca.

  1. Atente-se aos clientes em potencial

Uma dica para melhorar as vendas da empresa é analisar quem são os clientes em potencial do seu negócio. Essas pessoas também são chamadas de leads e podem ter demonstrado interesse pelo seu negócio. 

Por exemplo, uma pessoa que pesquisa sobre “placa de ACM preço” pode ser um contato interessante para fabricantes desse materiais e indústrias diversas. 

Assim, compreender esse comportamento permite que a marca invista em ações para que o usuário encontre o site durante essas pesquisas.

Na intenção de conhecer mais sobre os produtos e serviços, esse usuário pode se cadastrar em uma landing page, fornecendo informações importantes para contatos mais direcionados, como é o caso do e-mail marketing. 

Todo esse trajeto consiste na jornada de compra e deve ser conhecida pela marca para criar pontos de contato mais qualificados em cada um desses estágios, ampliando as oportunidades de vendas.

A ideia é que sua empresa ofereça a melhor solução, a depender de qual é a necessidade do cliente.

Mas lembre-se que o envio de conteúdo aos clientes em potencial não pode ser massivo, devendo ser personalizado e considerar um cronograma de contato, desenvolvendo a confiança e a autoridade da marca.

Dessa forma, essa é uma dica muito importante para o entendimento de que existem diferentes tipos de clientes que compõem o público do seu negócio. 

Aspectos conclusivos 

Você conferiu 7 dicas  importantes para o crescimento das vendas em uma empresa. 

A pandemia exigiu uma adaptação de vários setores, seja para a realização de vendas online de cordoalha de aço e de outros produtos, ou a incorporação de novos serviços empresariais. 

Por isso, é muito importante adotar aspectos de planejamento empresarial e de marketing no sentido de promover o número de vendas, mas sem esquecer de investir no treinamento do colaborador, assim como na integração dos setores.

Todo o processo de análise de métricas e do investimento em comunicação e marketing também são essenciais para promover o seu negócio de forma adequada.

A partir dessas dicas e com uma análise dos gestores, seu negócio obterá melhores resultados no número de vendas, assim como terá um fortalecimento da imagem diante da concorrência e potenciais clientes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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