Categorias:

Condicionador de Solo: por que usar ácidos húmicos

O ácido húmico é um composto orgânico heterogêneo e complexo derivado da degradação bioquímica e microbiológica de restos de animais e vegetais. Eles possuem cerca de 85 a 90% de carbono orgânico do solo e são normalmente encontrados em substâncias húmicas, onde também encontram-se ácidos fúlvicos e huminas.

No geral, os ácidos húmicos funcionam como um remédio para o solo por oferecerem uma série de benefícios para melhorar a saúde das plantas e otimizar o seu cultivo, independentemente da sua cultura.

O que são ácidos húmicos?

Os ácidos húmicos são substâncias orgânicas e complexas, que surgem a partir da decomposição de animais, vegetais e outros compostos. Em geral, o sucesso de muitos agronegócios é associado aos insumos utilizados, entre eles, os ácidos húmicos.

Esses compostos têm o poder de estimular alterações fisiológicas em plantas, onde podem auxiliar ativamente em seu desenvolvimento, o que é essencial para melhorar a produtividade.

Qual a sua importância para a agricultura?

Eles são compostos cruciais na agricultura, importantes pois aumentam a absorção dos íons. Além disso, alguns estudos apontam que as substâncias húmicas são bastante benéficas para alguns cultivos. 

Benefícios do uso de ácidos húmicos como condicionador de solo

O uso dos ácidos húmicos é altamente benéfico, se utilizados como condicionador de solo, pois contribuem para a sua estrutura física, biológica e química. Eles interferem em processos fisiológicos e morfológicos da planta, maximizando a absorção de íons e modificando o transporte iônico.

O ácido também age diretamente nas enzimas metabólicas, que podem afetar o metabolismo secundário e, como consequência, despertam o mecanismo de defesa da planta para enfrentar condições adversas do ambiente.

Como os ácidos húmicos funcionam como condicionador de solo

Eles funcionam como um ótimo condicionador de solo, pois os ácidos húmicos são provenientes da decomposição de compostos orgânicos, como resíduos animais e vegetais, sendo bastante adequados para diversos cultivos.

Devido às suas características, esses ácidos auxiliam os micro-organismos favoráveis ao solo e para as plantas se reproduzirem e se manterem. Esses micro-organismos, ajudam a decompor a matéria e as dispõem para a planta. 

Aplicações dos ácidos húmicos na agricultura

As aplicações dos ácidos húmicos na agricultura abrangem uma diversidade de culturas e etapas, como a preparação do solo e outros. O tratamento de sementes e a fertilização são alguns exemplos.

Dosagem e modo de aplicação dos ácidos húmicos

Ainda, os ácidos húmicos podem ser utilizados em todas as culturas, seja de modo isolado ou acompanhado a outros tipos de fertilizantes e produtos. A recomendação de dosagem é de 2 a 4 kg por hectares. 

Impacto ambiental do uso de ácidos húmicos

Os ácidos fúlvicos e húmicos são substâncias altamente vantajosas para as propriedades do solo, bem como para o metabolismo das plantas. Eles são muito benéficos para a vida das plantas.

Por conta da sua capacidade de melhorar a saúde das plantas com mais eficácia, além de impedir a redução da produtividade ou que o crescimento das plantas seja negativamente afetado.

Onde encontrar ácidos húmicos de qualidade? 

Para encontrar ácidos húmicos de qualidade, é necessário buscar por lojas de confiança. A Rigrantec é uma empresa de adjuvantes, tratamentos de sementes, fertilizantes e diversos outros produtos para a sua agricultura.

Ao acessar a plataforma oficial da Rigrantec, você tem acesso a produtos como ácido húmico, fertilizantes e diversos outros de alta qualidade para todos os tipos de cultivos e estádios.

Os ácidos húmicos funcionam como excelentes condicionadores de solo e podem melhorar a saúde e vida das plantas, pois maximizam a absorção de íons. Acesse a plataforma da Rigrantec para adquirir agora mesmo no conforto do seu lar!