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Como um corredor deve cuidar de seus pés?

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Publicado por Epuc Blog

É verdade que o equipamento não é o principal determinante do sucesso do treino, mas é difícil negar-lhe uma grande parte em todo o processo de exercício. A corrida, como outros esportes, expõe as partes praticadas a muitos perigos. Neste artigo, mostraremos algumas maneiras simples de cuidar dos pés para tornar a corrida ainda mais divertida.

1. Calçado devidamente selecionado

O aspecto básico da corrida segura são os sapatos, que são o principal equipamento que determina a eficácia do nosso treino. A princípio, pode parecer que os corredores só precisam de calçados confortáveis ​​para serem felizes.

Na prática, escolher os sapato social feminino certos acaba sendo um pouco mais difícil e muitas vezes você pode cometer erros grosseiros que afetarão significativamente a qualidade da corrida.

Vamos começar descobrindo que tipo de pés nós temos. Distinguimos três tipos principais de construção, com base nos quais escolhemos o modelo certo do nosso sapato. Os pés neutros são caracterizados por um acolchoamento simples e sapatos com sistema de estabilidade são usados ​​para eles. 

Os pés de pronação têm um arco baixo sobrecarregando a parte interna do pé. Para isso, recomenda-se comprar sapatos com um sistema de suporte especial chamado controle de movimento. 

Os pés de supinação são o oposto do modelo anterior. O carregamento prolongado da borda externa do pé e os arcos altos significam que os pés exigem sapatos com boa absorção de choque. Portanto, para os pés em supinação, recomenda-se o uso de calçados com sistema de amortecimento.

Depois de determinar o tipo e o tamanho do pé, precisamos determinar o terreno em que pretendemos correr e onde planejamos realizar nosso treinamento com mais frequência. 

Dependendo se escolhemos uma superfície dura (por exemplo, asfalto, concreto, pedras de pavimentação), caminhos de corrida naturais (por exemplo, aqueles em florestas) ou fechados em salas (salões de esportes, academias e esteiras), nossos sapatos caracterizam propriedades completamente diferentes. O que você deve prestar atenção?

2. As meias certas

Além dos sapatos, as meias também determinam o bom estado dos nossos pés. A maneira mais vantajosa de manter seu bom estado é escolher produtos feitos com o material Coolmax. Este material é um dos materiais respiráveis ​​e termoativos, graças ao qual drena eficazmente o excesso de suor.

 Isso garante uma sensação de frescor e protege contra a umidade excessiva. As meias de corrida também devem ter um debrum suficientemente durável para evitar que a roupa escorregue do pé, o que também ajudará a evitar abrasões ou irritações na pele. 

As meias Injinji, que possuem furos para cada um dos dedos, também são uma boa escolha. É uma forma ideal de proteção contra o desenvolvimento de micoses e microtraumas nos espaços interdigitais.

Meias grossas de algodão são a pior escolha. A ventilação prejudicada resultará em transpiração excessiva, bem como no superaquecimento dos pés. O resultado é um aumento significativo na sensibilidade de nossa pele a danos e queimaduras e, portanto, essas roupas dificultam significativamente uma corrida segura.

3. Higiene diária e cuidados com os pés

A higiene dos pés é a principal forma de manter o bom estado da nossa pele e prevenir o desenvolvimento de doenças dermatológicas típicas, como micose ou psoríase. Durante o banho, recomenda-se esfoliar sistematicamente a epiderme áspera e desnecessária com pedras-pomes, peelings cosméticos ou raladores especiais de pele. 

Após essa preparação, a pele exposta deve ser hidratada com preparações cosméticas especiais. Para isso, são recomendados produtos com aloe ou uréia. Os antitranspirantes para pés e calçados também devem estar permanentemente em nossa bolsa de cosméticos esportivos.

4. Preparação adequada para a corrida

Além do aquecimento padrão de corrida, que consiste em preparar as articulações dos membros inferiores e movimentar e alongar as estruturas que compõem os pés, a pele dos pés também deve estar devidamente equipada antes da próxima sessão de treino. 

Para isso, recomenda-se o uso de cremes anti fricção, que geralmente se desenvolvem ao redor da sola dos pés, na parte de trás dos calcanhares e nas laterais dos pés e tornozelos. 

No entanto, antes de calçar sapatos e meias, use desodorantes antitranspirantes ou talco comum. Graças a isso, teremos a certeza de que a transpiração excessiva não perturbará a estrutura da epiderme e manterá sua condição adequada até o final da sessão de treinamento.

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