Como provar que houve assédio sexual no trabalho?
Para provar que ocorreu o assédio sexual no trabalho, é necessário reunir provas que auxiliem os responsáveis entenderem o que aconteceu. Com as informações organizadas, você tem a possibilidade de fortalecer a sua denúncia e conseguir se proteger contra o seu abusador.
Atualmente, de acordo com a pesquisa do JUSBarâmetroSP, 73% das mulheres afirmam que sentem medo por receberem ameaças e, por isso, não procuram nenhum tipo de ajuda. Inclusive, 39,4% têm receio de perder o emprego e este é mais um dos motivos para não serem auxiliadas pelas autoridades, pois é a única fonte de renda que possuem para sustentar a família.
- O que é assédio sexual no trabalho?
- Como reunir provas de assédio sexual no trabalho?
- Onde buscar ajuda em casos de assédio sexual no trabalho?
- O papel do canal de denúncia na investigação de assédio sexual
- Como a empresa deve lidar com casos de assédio sexual?
- Dicas para vítimas de assédio sexual no trabalho
O que é assédio sexual no trabalho?
O assédio no trabalho é o ato de constranger uma pessoa para adquirir vantagem sexual através do nível hierárquico. Desse modo, o problema pode acontecer através de chantagem ou intimidação e precisam ser analisadas por você para realizar uma denúncia imediata ao perceber ambas:
- Intimidação: exibir material adulto no trabalho e obrigar as pessoas assistirem, enviar conteúdos inapropriados por WhatsApp ou e-mail;
- Chantagem: caso as investidas sexuais não deem o retorno desejado, o abusador pode usar de seu poder na empresa para ameaçar a vítima.
Neste último caso, 6,3% das mulheres sempre são mais expostas, conforme informações das Nações Unidas Brasil. Ainda, tanto o público masculino quanto feminino (17,9%), relatam ter sofrido violência ou assédio psicológico enquanto trabalhavam.
Como reunir provas de assédio sexual no trabalho?
Para reunir provas, o ideal é que prints de conversas, assim como possíveis vídeos e fotos, sejam armazenados em nuvem e enviados ao canal de denúncia responsável. Se você tiver testemunhas que estejam dispostas a te ajudar, é mais uma prova concreta de que o crime foi cometido em ambiente trabalhista e tem gerado muitos transtornos em sua vida.
Além disso, ressaltamos a importância de não sentir medo neste momento, pois você que é vítima, está protegido pela Lei. Afinal, este é um crime conforme o Código Penal, artigo 216-A, e você tem direito de denunciar o responsável por quaisquer danos físicos e morais contra a sua pessoa.
Onde buscar ajuda em casos de assédio sexual no trabalho?
Busque ajuda através da Contato Seguro, o melhor canal para ser auxiliado na resolução do caso, sem haver a necessidade de mostrar o seu rosto e nome. Todo o processo é feito anonimamente, a fim de manter a sua segurança e garantir que o abusador seja culpabilizado pelo ato.
Pelo medo de perder o emprego ou do que possa acontecer, muitas vítimas preferem não relatar os casos sofridos e apagam as provas criminatórias. Não é à toa que o número do público que passou pelo problema aumentou e, conforme dados da CUT, em 2022, 787 denúncias foram feitas contra assédio sexual, dobrando em 2023 para 1.437 e até o dia 6 de março de 2024, atingiu 241 reclamações.
O papel do canal de denúncia na investigação de assédio sexual
O canal de denúncia é o responsável por validar as informações das vítimas de maneira rápida, eficaz e privativa. A intenção é garantir que estas pessoas se sintam seguras de relatar os problemas que tem lidado para receber ajuda o mais rápido possível e sem levantar suspeitas.
Com a Contato Seguro, por exemplo, você faz o encaminhamento de informações que possui e pode iniciar conversas para entender o andamento da solicitação. Tudo é feito de forma anônima a fim de garantir que a sua identidade seja preservada e você não lide com nenhum problema.
Como a empresa deve lidar com casos de assédio sexual?
A empresa não pode ser conivente com o assédio sexual no trabalho e deve afastar o responsável de sua função imediatamente. Caso isso não aconteça e a empresa opte em proteger o abusador, você pode procurar o Ministério Público do Trabalho e também a Superintendência Regional do Trabalho a fim de formalizar a sua queixa.
Além disso, conforme o IBEGESP, se você sofrer assédio sexual na empresa, deve conversar direto com o RH ou Comitê de Ética. É muito importante sempre comunicar aos responsáveis o que tem acontecido, pois este é um problema que se não for solucionado, pode prejudicar a sua saúde mental e a sua rotina.
Dicas para vítimas de assédio sexual no trabalho
A primeira e mais importante dica é não se culpar e acreditar que o assédio está acontecendo por sua causa. Nenhuma vítima é responsável por passar por um problema grave como este e você deve mostrar que não sente medo ao realizar uma denúncia com as provas reunidas.
É necessário procurar auxílio psicológico, pois através de conversas com o profissional você consegue se recuperar gradualmente do trauma. Através do psicólogo, você pode controlar melhor os sintomas de ansiedade ou síndrome do pânico, por exemplo, e retomar a sua rotina aos poucos.
Há a importância de também comunicar a Contato Seguro sobre o problema que você vivenciou devido ao abusador, através do preenchimento de um formulário. Todo o processo é rápido e em instantes você consegue formalizar a sua solicitação, sem precisar se revelar, caso queira se manter protegido.
Espero que o conteúdo sobre Como provar que houve assédio sexual no trabalho? tenha sido de grande valia, separamos para você outros tão bom quanto na categoria Cotidiano
Conteúdo exclusivo